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Mutirão da Cidadania teve 3 mil atendimentos


Além da segunda via de documentos, mutirão ofereceu serviços de saúde e assistência social

18.02.2020

- Foto: Divulgação/PMCI

O Mutirão da Cidadania, realizado pela Prefeitura de Cachoeiro na sexta-feira (14) e no sábado (15), no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, teve cerca de 3 mil atendimentos realizados. O evento foi uma oportunidade para que os moradores que perderam seus documentos na enchente do dia 25 de janeiro solicitassem a segunda via e pudessem acessar serviços importantes nas áreas de saúde e assistência social.

Muitos aproveitaram o evento para fazer o atendimento da emissão de carteira de identidade (RG). Foram 554 beneficiados - como Maria Lúcia da Rocha Garcia, moradora afetada pela enchente.

"Perdi os documentos na enchente, então, resolvi vir aqui tirar minha identidade e consegui resolver rapidinho. Trouxe todos os documentos que precisava e foi bem rápido. Agora, já fiz meu documento novamente para recomeçar", afirmou.

Houve, também, 405 pessoas que conseguiram se imunizar contra Hepatite A, devido ao contato com a água da enchente, além de 132 atendimentos para o serviço de confecção do cartão do SUS e 186 laudos emitidos pela Defesa Civil para os atingidos.

Outros serviços oferecidos incluíram: agendamento para emissão das certidões de nascimento e casamento, em cartórios do município, e da carteira de trabalho, no Ministério do Trabalho; inscrição no Cartão Reconstrução ES; orientações sobre IPTU; atendimento psicológico; e orientações sobre dedetização pós-enchente com profissionais de saúde. Além disso, o mutirão contou com espaço de playground para as crianças.

Para facilitar o acesso de moradores do interior de Cachoeiro ao evento, a Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra), disponibilizou transporte gratuito saindo de Conduru, São Vicente, Pacotuba e Coutinho durante os dois dias de mutirão.

A aposentada Rita Carlete, moradora de Conduru, foi uma das pessoas que utilizou o transporte. "Se não fosse por isso, não teria como eu vir resolver minha situação. Perdi muita coisa com a enchente e agora consegui o laudo com a Defesa Civil. Estou aliviada", contou.

"O mutirão foi um sucesso. Conseguimos levar atendimento para aqueles que mais precisavam, como emissão de documentos, orientações sobre prorrogação de IPTU e atendimentos na área de saúde. A nossa intenção foi minimizar os transtornos causados por essa tragédia", frisou o prefeito Victor Coelho.

Mais depoimentos:

Welington Muske

"Fui voluntário nas limpezas de locais atingidos, por isso aproveitei o evento para me prevenir contra a Hepatite A. Muito bom esse mutirão, porque depois do que Cachoeiro passou, a população precisa se sentir valorizada e ajudada com ações como essa."

Karolaine Massafra

Moradora de Pacotuba, foi bastante afetada pela enchente e compareceu ao mutirão por meio do transporte disponibilizado pela prefeitura. "Na minha casa perdemos quase tudo, inclusive documentos. Então, quando soubemos do mutirão, ficamos felizes. Fui bem atendida e consegui resolver quase tudo. Fiz alguns documentos e tomei vacina."

Rogério Finado

Empresário atingido pela inundação. "Como eu e minha família tivemos contato com as águas da enchente, aproveitamos para vir tomar a vacina. Foi uma boa iniciativa da prefeitura oferecer esse monte de serviços a quem precisa."

Liliam da Silva

Ribeirinha, morada do Valão, próximo à Ilha da Luz, amplamente afetada. "Eu aproveitei para passar pelo Corpo de Bombeiros para fazer o laudo da minha casa e, com isso, dei entrada no meu Cartão Reconstrução e consegui fazer o Cadastro Único (CadÚnico). Fui bem atendida, saio daqui com esperança de recomeçar a vida, aos poucos."

Sandra Dantas

Nunca tinha tirado o RG e, com o mutirão, conseguiu o benefício. "Este documento é muito importante para conseguir benefícios que não teria acesso sem ele. Sei que o mutirão era para auxiliar as pessoas atingidas pela enchente, mas, na verdade, está ajudando a todo mundo que precisa. "

Cenira Bento

"Eu e meu marido perdemos tudo na enchente e viemos para fazer carteira de trabalho. Com esse mutirão, ficou mais fácil para conseguir recomeçar, a Prefeitura está de parabéns pelo empenho de nos ajudar."

Pamela Pontes

"Perdi o CPF na enchente e resolvi vir aqui para resolver o meu problema. O atendimento foi rápido, ótimo. Esse serviço da Prefeitura me ajudou bastante."

Eny Francisca da Conceição

"Ese serviço foi muito bom, uma maravilha. Moro em Pacotuba e perdi tudo. Consegui tirar o laudo da Defesa Civil e vou atrás do Cadastro Único (CadÚnico). Esses documentos são muito importantes e o evento foi uma ótima oportunidade para consegui-los."

Daniele Salvador

"Sou de Iconha, mas atualmente moro em Cachoeiro porque perdi tudo. Quando fiquei sabendo do mutirão, resolvi aproveitar a oportunidade e trazer meus filhos para vacinarem, já que tivemos contato com a água contaminada. O atendimento foi bom, rápido e os servidores foram muito prestativos."

Confira a fonte original do Jornal Fato, clicando aqui.

 

 

 

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